CURSOS PRESENCIAIS

CURSO DE CANDIDATOS À PROFISSÃO BANCÁRIA

Enquadramento

Com esta acção de formação pretende-se doptar os formandos de conhecimentos sobre os conceitos da banca objectivando proporcionar conhecimentos, aptidões e uma sólida formação técnico-profissional em matéria bancária e financeira.

 

MÓDULOS

1. Práticas de Informática

2. Ética, Deontologia Profissional e Atendimento

3. Comunicação Oral e Escrita

4. Matemática

5. Economia

6. Sistema Financeiro Moçambicano

7. Mercado Financeiro

8. Contabilidade Geral e Financeira e Simulações

9. Cálculo Financeiro

10. Noções Gerais de Direito Bancário

11. Operações Bancárias Gerais e Simulações

12. Crédito Bancário e Microcrédito e Simulações

13. Operações Bancárias de Estrangeiro e Simulações

14. Como Criar Negócio

Destinatários

Destina-se a todos clientes que queiram conhecer e aprofundar matérias relacionadas com a actividade bancária.

Metodologia

• Ensino presencial, Sessões Teórico-Práticas e Práticas de Exercícios.

Duração

4,5 Meses - 320 Horas

Área Temática 

Código do Curso: CCPB

INTRODUÇÃO À ACTIVIDADE BANCÁRIA

Enquadramento

Pretende-se dotar os formandos de conhecimentos sobre a essência da actividade bancária, incidindo em assuntos ligados ao sistema financeiro nacional que facilitem a sua integração profissional e permitam melhorar o seu desempenho individual.

Programa

1. A Importância da Banca na Economia

1.1 A Evolução Histórica dos Bancos

1.2 Funções dos Bancos

1.3 Instituições Financeiras e Instituições Não Financeiras

1.4 Sistema Bancário em Moçambique

1.5 Regulação e Supervisão

2. Operações Bancárias

2.1 Operações Passivas

2.2 Operações Activas

2.3 Operações de Serviços

Destinatários

Esta acção de formação destina-se a colaboradores em fase de iniciação na banca ou no sector financeiro, quadros de outros sectores de actividade com funções técnicas ou administrativas.

Metodologia

• Presencial

• À medida de solicitação do cliente

Duração

5 horas

Área Temática 

Código do Curso: IAB141

SISTEMA FINANCEIRO MOÇAMBICANO

Enquadramento

O objectivo principal deste curso é sensibilizar os participantes para os aspectos fundamentais da actividade bancária e financeira proporcionando-lhes, ao mesmo tempo, as referências necessárias à prossecução dos objectivos inerentes às funções que desempenham.

Com o curso pretende-se, ainda, permitir a aquisição de uma sustentada base conceptual sobre o papel que as instituições financeiras desempenham na economia e dar a conhecer os desafios com que se defronta o sector bancário e financeiro nas diferentes vertentes do negócio.

Programa

1. Estrutura do sistema financeiro moçambicano

2. O papel da banca no sistema financeiro

3. Quadro legal da actividade bancária

4. O modelo de supervisão e normas prudenciais

5. Instituições de crédito e sociedades financeiras

6. Actividades das instituições de crédito e das sociedades financeiras

Destinatários

Esta acção de formação destina-se a colaboradores do sector financeiro, quadros de outros sectores de actividade com funções técnicas ou administrativas.

Metodologia

• Presencial

• À medida de solicitação do cliente

Duração

8 horas

Área Temática 

Código do Curso: SFM143

Designação do Curso: SISTEMA FINANCEIRO MOÇAMBICANO 

CAIXA E TESOURARIA

Enquadramento

O Curso tem como objectivo dotar os participantes de conhecimentos básicos e técnicas necessárias ao serviço de Caixa e Tesouraria – Front- Office e noções sobre Operações Bancárias Gerias.

Programa

1. Princípios gerais da tesouraria

2. Claviculário, livro do claviculário

3. Termo de abertura e de encerramento

4. Procedimentos de abertura e fecho de caixa

5. Diferenças de caixa: procedimentos de registo da diferença em caixa e sua responsabilização

6. Caução para falhas de caixa; procedimentos para a sua constituição e mobilização

7. Organização do numerário (notas e moedas)

8. Metodologia e técnicas de manuseio e contagem do numerário  

9. Procedimentos na troca do dinheiro velho

10. Procedimentos e recomendações para detectar notas falsas

Destinatários

Esta acção destina-se aos colaboradores em fase de iniciação bancária do exercício de actividade de Caixa e que pretendam desenvolver a sua carreira nos âmbitos de Caixa (Assistente) ou de Tesoureiro.

Metodologia

• Presencial

• À medida de solicitação do cliente

Duração

20 horas

Área Temática 

Código do Curso: CT122

ATENDIMENTO E GESTÃO DE RECLAMAÇÕES E SUGESTÕES

Enquadramento

Este curso visa: proporcionar o sucesso das organizações;  motivar o atendimento profissional e gestão de reclamações. Conhecer a importância da empatia e as regras gerais do atendimento; gerar uma capacidade argumentativa e persuasiva do atendedor; identificar as técnicas de atendimento de gestão de reclamações; garantir a qualidade de atendimento; perceber que a reclamação de um cliente é uma oportunidade para melhorar a qualidade do atendimento, o produto, o serviço e inovações; conhecer que as formas de gerir uma reclamação exigem um elevado controlo emocional bem como o domínio de técnicas e habilidades comunicacionais que permitam ao cliente perceber que o seu ponto de vista é aceite; saber que o cliente é a razão de ser das organizações, o principal activo das empresas e o maior divulgador da imagem das organizações.

Programa

1. Atendimento ao cliente – melhores práticas de atendimento

• O que é serviço ao cliente

• Ética e deontologia profissional

• A linguagem/comunicação como veículo básico para o sucesso das organizações

• Regras gerais de lidar com público ( o comportamento profissional)

• Formas de manter um cliente satisfeito

2. Práticas apropriadas de gerir reclamações e sugestões dos clientes

• Como atender correctamente uma reclamação do cliente

• Técnicas de gestão de conflitos e reclamações

• A fidelização do cliente

3. Como dar resposta de forma eficaz e eficiente aos clientes.

• Desenvolver hipóteses criativas que poderão permitir satisfazer os interesses de ambas as partes

• A importância dos relatórios para o acompanhamento e gestão de reclamações e sugestões.

• Exercícios Práticos.

3. Avaliação

Destinatários

Todos os colaboradores das empresas públicas e instituições que lidam directamente com o público, considerando a importância do atendimento profissional.

Metodologia

• Presencial

• À medida de solicitação do cliente

Duração

20 horas

Área Temática 

Código do Curso: AGRS114

Designação do Curso: ATENDIMENTO, GESTÃO DE RECLAMAÇÕES E SUGESTÕES

COMO CRIAR UM NEGÓCIO - EMPREENDEDORISMO

Enquadramento

Com esta acção de formação, o IFBM pretende dotar os participantes de conhecimentos sobre a idealização de um pequeno projecto e a sua gestão. 

O objectivo é preparar futuros empreendedores, fornecendo noções básicas para que consigam elaborar pequenos projectos produtivos ou de prestação de serviços, com a finalidade de torná-los parte da população economicamente activa, fora da relação laboral tradicional.

Programa

• Compreender os conceitos elementares de economia

• Reconhecer e caracterizar os diferentes ramos de actividade económica

• Aplicar os conhecimentos teóricos na elaboração técnica de planos de negócios

• Identificar as diferentes fontes de capital para a realização de ideias de negócio 

Destinatários

Esta acção de formação destina-se a todos formandos do IFBM que pretendam entrar para o mercado de trabalho no sector bancário e empresarial.

Metodologia

A acção de formação é em regime presencial, ministrada e acompanhada por um formador. 

Serão efectuadas duas avaliações: uma teórica cuja nota tem um peso de 70% e outra prática que é avaliada em simultâneo com a participação, com um peso de 30% na nota final. 

Duração

16 horas

Área Temática 

Código do Curso: CCN185 

Designação do Curso: COMO CRIAR UM NEGÓCIO- EMPREENDEDORISMO

OPERAÇÕES BANCÁRIAS DE ESTRANGEIRO

Enquadramento

Esta acção de formação visa introduzir os conceitos básicos do comércio internacional de bens tangíveis, por intermédio dos bancos residentes e não residentes, à luz da Lei Cambial n.º 11/2009, de 11 de Março e seu Regulamento, do Decreto nº. 83/2010, de 31 de Dezembro, bem como das Regras e Usos Uniformes para as Cobranças (RUU 522) e dos Créditos Documentários (UCP 600), da Câmara de Comércio Internacional.

Programa

• Enquadramento das operações bancárias de estrangeiro

• Classes das operações bancária de estrangeiro

• O contrato de compra e venda internacional

• Os termos de comércio internacional (incoterms)

• Os riscos que envolvem as operações bancárias de estrangeiro

• Intervenientes e suas funções

• Conceito de câmbio

• A intermediação bancária

• A importância dos documentos nas operações bancárias de estrangeiro

• Meios de pagamento directo e documentário

• Práticas de simulação

Destinatários

Esta acção de formação destina-se a profissionais bancários e empresariais que esteja a exercer ou que exerçam actividades relacionadas, bem como a operadores comerciais de importação e exportação que pretendam formar-se ou reciclar os seus conhecimentos na matéria.

Metodologia

A acção de formação é em regime presencial, ministrada e acompanhada por um formador.

Serão efectuadas três avaliações: a avaliação teórica, a participação na aula e simulações cujas notas têm um peso na nota final de, respectivamente, 60%, 10% e 30%.

Serão efectuados exercícios teóricos e práticos de consolidação em regime presencial.

Duração

34 horas 

Área Temática 

Código do Curso: OBE132 

Designação do Curso: OPERAÇÕES BANCÁRIAS DE ESTRANGEIRO

FINANCIAMENTO E CRÉDITO BANCÁRIO

Enquadramento

Este Curso pretende proporcionar aos participantes uma visão sobre as operações de crédito bancário, nomeadamente sobre os aspectos fundamentais a observar na preparação da informação para a decisão de crédito (risco cliente/operação, preço, rendibilidade, etc).

O Curso sensibiliza, ainda, para os cuidados a observar no tratamento da informação fornecida pelos clientes (particulares e empresas).

Programa

1. Breves Noções de Enquadramento:

1.1 Modalidades e Principais Operações de Crédito;

1.2 Preparação/Decisão do Crédito Bancário;

1.3 Análise do Pedido de Crédito/Aspectos de Segurança e Rendibilidade das Operações Bancárias.

2. Crédito a Particulares:

2.1 Produtos de Crédito a Particulares e a Avaliação de Risco.

3. Crédito a Empresas:

3.1 Conceitos Gerais;

3.2 Análise Qualitativa e Quantitativa da Empresa.

Destinatários

Directores comerciais, gerentes e subgerentes, analistas de crédito, quadros e técnicos das Áreas Comerciais e de Contencioso, e todos os colaboradores cujas funções impliquem a análise e decisão de operações de crédito.

Metodologia

Presencial

À medida de solicitação do cliente

Duração

 18 horas

Área Temática 

Código do Curso: CFB

ANÁLISE E RISCO DE CRÉDITO

Enquadramento

A concessão de crédito é uma das principais componentes da actividade das instituições de crédito e de algumas sociedades financeiras, sendo fundamental que as entidades analisem as propostas, adoptando procedimentos que lhes permitam, eficaz e eficientemente, aferir o risco das operações e a melhor forma de o colmatar.

Este curso pretende proporcionar aos participantes uma visão sobre o risco de crédito associado a particulares e a empresas, fornecendo conceitos e meios práticos para equacionar, quantificar, comparar, adequar e saber como reduzir o risco nas diversas operações de crédito.

Programa

1. ANÁLISE DE RISCO DE CRÉDITO A EMPRESAS

1.1 Bases de Consulta e Recolha de Informação

1.2 Análise Económica e Financeira

1.3 Proposta de Crédito

2. ANÁLISE DE RISCO DE CRÉDITO A PARTICULARES

2.1 Bases de Consulta e Recolha de Informação

2.2 Análise Qualitativa e Quantitativa

2.3 Proposta de Crédito

Destinatários

Directores comerciais, gerentes e subgerentes,analistas de crédito, gestores de cliente e colaboradores da primeira linha com poderes de crédito.

Metodologia

• Presencial

• À medida de solicitação do cliente

Duração

21 horas

Área Temática 

Código do Curso: ARC

PROCURMENT AVANÇADO

Enquadramento

O curso tem como objectivo formar técnicos de Procurement com uma visão global do processo (teórico e Prática), seus princípios base, éticos, técnicos e metodológicos. As componentes fundamentais do curso são as que respeitam ao lançamento de concursos, avaliação de propostas, adjudicação, gestão de contratos e de consultoria, não só pela abrangência e complexidade como pela sua mais directa ligação ao trabalho prático nas organizações.

A acção insere-se no âmbito de micro-informática básica

Programa

  • Definir conceito de Procurement;
  • seus objectivos e princípios; Descrever o ciclo de Procurement e seus tipos;
  • Abordar sobre os diferentes intervenientes no processo de Procurement;
  • Abordar sobre a legislação Nacional; internacional e Organização que rege e regula o processo de procurement;
  • Descrever as técnicas de Procurement e sua aplicabilidade;
  • Abordar os concursos, contratos, e avaliação do procedimento de procurement;
  • Analise a documentação; organização e arquivo dos processos de procurement;
  • Análise do processo de contratação de consultoria no âmbito do procurement;
  • Do ajuste directo;
  • Ética e actos ilícitos;
  • Munir e adoptar os funcionários de feramentas teoricas e práticas.

Destinatários

O Curso é destinado á Profissionais de Procuremente-Avançado em exercício, bem como a operadores Comerciais de importação e exportação que pretendam se formar ou reciclar os seus conhecimentos da matéria.

  • Presencial
  • À medida de solicitação do cliente

Duração

60 horas

Área Temática 

Código do Curso: PA 

AUDITORIA INTERNA BANCÁRIA - MÓDULO DASE

Enquadramento

Nos últimos anos, em consequência da globalização, do acréscimo de concorrência e de exigências de simplificação processual e operativa, as condições de funcionamento dos Bancos têm mudado de forma significativa.Todavia, essas mudanças nem sempre ocorreram de forma linear e segura.

Neste contexto de mudança, torna-se ainda mais necessário que os Bancos disponham de Auditores Internos persistentes, preparados, objectivos e imparciais. Acima de tudo, torna-se necessário que a Auditoria Interna seja actuante e que seja capaz de desenvolver uma actividade efectiva nos domínios da verificação processual, do aconselhamento e da consultoria.

A Auditoria Interna é parte integrante do processo contínuo de monitorização do Sistema de Controlo Interno dos Bancos e assiste a Gestão de Topo e Administração no eficiente e eficaz desempenho das suas responsabilidades, dado que fornece uma avaliação independente da adequação e conformidade das políticas e procedimentos em vigor.

Programa

1. Enquadramento histórico da função auditoria

2. Estrutura, orgânica e logística dos Departamentos de Auditoria Interna

3. Requisitos éticos e técnicos para o exercício da função

4. Importância da adequação e da efectividade do Sistema de Controlo Interno

5. A gestão de topo, o controlo interno, a ética e a transparência

6. Procedimentos de prevenção e de tratamento de fraudes

7. Normas de auditoria e principais procedimentos (meios, instrumentos e técnicas)

8. Suportes de trabalho (documentais e digitais) e papéis de trabalho

9. Planeamento de Auditorias (planeamento anual, seus pressupostos e detalhe)

10. Preparação de Auditorias (ferramentas, procedimentos e cuidados envolvidos)

11. Execução de Auditorias (trabalho de campo, formalização de deficiências, etc.)

12. Principais cuidados e exigências no domínio da redacção de relatórios

13. Tarefas de finalização da Auditoria (referenciação e guarda de documentação)

14. Procedimentos de acompanhamento ou de follow-up

Destinatários

Auditores Bancários e Informáticos em início de carreira; Auditores Bancários com experiência profissional; Colaboradores Bancários com responsabilidades ao nível do Controlo Interno; Informáticos com actividades de suporte informático à Auditoria Interna; Responsáveis por Áreas Operacionais/Operativas (melhorar o entendimento da função Auditoria Interna);Outras Funções Técnicas que impliquem conhecimentos no domínio da Auditoria Interna.

Metodologia

• Presencial

• À medida de solicitação do cliente

Duração

30 horas

Área Temática 

Código do Curso: AIB-MB

MARKETING DE SERVIÇOS - NOÇÕES FUNDAMENTAIS

Enquadramento

Com este curso pretende-se realçar a importância do marketing de serviços e as suas especificidades, que têm aspectos distintos do marketing dito tradicional. Pretendemos que muitos dos conhecimentos adquiridos sejam de utilidade prática nas funções que desempenham.

Programa

1. Introdução ao Marketing

2. A Diferença entre o Marketing de Produtos e o Marketing de Serviços

3. Em que Consiste a Prestação de um Serviço?

3.1 O Marketing-Mix dos Serviços;

3.2 O que é um Serviço;

3.3 Classificação dos Serviços;

3.4 A importância da Qualidade nos Serviços;

3.5 As Dimensões da Qualidade de Serviços;

3.6 A Cadeia de Valor nos Serviços.

4. Estratégias de Marketing de Serviços:

4.1 O Marketing Relacional;

. Objectivos e Benefícios

. Gestão da Relação – CRM

Gerir a Fidelização dos Clientes

4.2 O Posicionamento dos Serviços;

4.3 Análise SWOT;

4.4 A Diferenciação dos Serviços.

Destinatários

Colaboradores que desempenhem funções Comerciais e de Marketing que necessitem de aperfeiçoar e trabalhar os conceitos associados ao Marketing de Serviços..

Metodologia

• Presencial

• À medida de solicitação do cliente

Duração

12 horas

Área Temática 

Código do Curso: MSNF

GESTÃO NEGOCIAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO

Enquadramento

A ocorrência de situações de "Crédito Problemático" é uma inevitabilidade com a qual os Bancos têm de se defrontar, estando muitos dos incumprimentos associados, invariavelmente, às fases recessivas dos ciclos económicos.

O agravamento dos índices do crédito em incumprimento radica, por vezes, na dificuldade de identificação do perfil de cliente e no estabelecimento de objectivos estratégicos de gestão, incompatíveis com a conjuntura interna e externa das instituições.

Por forma a obstar a que os Bancos incorram em prejuízos desnecessários, torna-se indispensável que se identifiquem, atempadamente, as situações de "Crédito Problemático" e que se actue sobre as mesmas com as ferramentas adequadas, em ordem à eliminação ou minimização dos seus danos patrimoniais.

O curso visa dotar os participantes das competências necessárias à tomada de decisões e ao desenvolvimento dos processos conducentes a uma boa gestão de risco e adequada recuperação de crédito. Com este curso pretende-se simultaneamente potenciar a comunicação e negociação com o cliente, optimizar a gestão de cobranças de forma directa e rentável.

Programa

1. Noções Essenciais do Crédito e Gestão do Risco

1.1. Conceito, Risco e Objectivos do Crédito Bancário;

1.2. Constituição de Provisões para Risco de Crédito;

1.3. Impacto do Crédito Problemático na Actividade Bancária;

1.4. Tomada de Medidas Face a Sintomatologia de Dificuldades.

2. Contratos Bancários e as Garantias do Crédito Bancário – Gestão do Risco

2.1 Aspectos Gerais dos Contratos Bancários;

2.2 Garantia Geral e Garantias Especiais;

2.3 Procedimentos Cautelares.

3. Recuperação do Crédito

3.1 Gestão do Risco de Incumprimento;

3.2 Definição de Procedimentos Gerais;

3.3 Poderes de Apreciação e Decisão;

3.4 Procedimento Extrajudicial de Regularização de Situações de Incumprimento;

3.5 A Elaboração de Processos e a sua Gestão.

Metodologia

  • Presencial
  • Á medida de solicitação do cliente

Duração

16 horas

Área Temática 

Código do Curso: GNCR

GESTÃO DOS FORNECEDORES

Enquadramento

Gestão de Pagamentos a Fornecedores: conceito e especificidades. O imperativo dos serviços na economia e na sociedade actual. As diferenças entre produtos e serviços. Area de compradores: Protocolos, Ficheiros de remessa, ficheiros de fornecedores, aviso de pagamentos, construção de aviso de pagamentos, Gestão de fornecedores, vantagens para quem paga e para quem recebe.

Programa

  • Gestão
  • Conceito, definição;
  • Necessidades de Gestão e a sua orientação para as empresas Tipos de Gestão (gestão tradicional, Telegestão e gestão Digital).

Produtos e serviços

  • Tipos de serviços e produtos em geral;
  • A qualidade nos serviços;
  • Qualidade técnica e funcional;
  • Diferenças entre produtos e serviços ;
  • Personalização dos serviços;
  • O imperativo dos serviços na economia e na sociedade actual;
  • A satisfação dos consumidores de serviços;
  • Protocolos, Ficheiros de remessa, ficheiros de fornecedores;
  • Aviso de pagamentos, construção de aviso de pagamentos;
  • Gestão de fornecedores, vantagens para quem paga e para quem recebe.Gestão de expectativas.

Comunicação

  • Conceitos – Publicidade, propaganda;
  • Relacionamentos e redes de contactos de fornecedores.

Metodologia

Presencial

À medida da solicitação do cliente

Duração

20 horas

Área Temática 

Código do Curso: GF

TÉCNICAS E NEGOCIAÇÃO DE VENDAS

Enquadramento

Com este Curso pretende-se proporcionar aos participantes um conjunto de conhecimentos, técnicas e oportunidades de treino que lhes permitam participar com sucesso em processos de negociação com clientes..

Programa

1. O Processo de Negociação :

1.1 A Importância da Negociação no Contexto Bancário Actual;

1.2 Conceito;

1.3 Estratégias e Tácticas de Negociação;

1.4 As Fases do Processo de Negociação.

2. A Venda de Produtos e Serviços Bancários:

2.1 A Análise dos Clientes;

2.2 A Oferta dos Produtos e Serviços do Banco.

3. A Entrevista de Venda :

3.1 O Perfil do Comercial;

3.2 Importância e Objectivos;

3.3 Fases da Entrevista de Venda;

3.4 Pós-Venda e Pós-Não Venda.

4. Prospecção de Clientes:

4.1 Conceito;

4.2 Fontes e Meios de Prospecção.

Destinatários

Profissionais bancários com funções de atendimento integral e personalizado de clientes, bem como gestores de conta..

Metodologia

• Presencial

• À medida de solicitação do cliente

Duração

18 Horas.

Área Temática 

Código do Curso: TNV

LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPA

Enquadramento

A abordagem da temática da Liderança assumiu, nos últimos anos, um papel fundamental para a condução e motivação das equipas de trabalho. Os complexos contextos profissionais e interpessoais conduzem, actualmente, à necessidade de se encontrarem estratégias eficazes de actuaçãojunto das equipas que lideram, em consonância com os objectivos da organização.

Esse papel a desempenhar pelo líder, coloca-lhe frequentemente várias questões, entre elas: "Como ser um bom líder?"ou"Qual o estilo de liderança mais eficaz?". Este curso pretende capacitar os gestores com competências de gestão de equipas operacionais para que possam dar o apoio eficaz ao seu pessoal durante os processos de implementação dos planos de acção definidos, monitorização do grau de cumprimento dos objectivos e adopção de linhas de acção alternativas em processos de mudança.

Programa

1. Gestão operacional de equipas (componente management):

1.1 Compreender a importância e o papel do gestor de equipas no seio da empresa;

1.2Identificar e actuar sobre a maturidade profissional de cada elemento da equipa em cada tarefa realizada;

1.3 Conceber um sistema de indicadores de gestão de equipas adequado à realidade;

1.4 Gerir o tempo e as prioridades.

2. Coaching / Feedback de desempenho (componente gestão do desempenho)

2.1 Utilizar o feedback positivo e negativo em tempo útil e de forma ajustada;

2.2 O coaching como ferramenta para a correcção de desvios no desempenho;

2.3 Gerir expectativas de carreira e alinhar comportamentos.

3. Liderança Situacional:

3.1 Grau de maturidade do colaborador ;

3.2 Avaliação do grau de maturidade do colaborador;

3.3 Tipos de liderança;

3.4 Aplicação dos diferentes tipos de liderança em função do grau de maturidade;

3.5 Delegação de tarefas;

4. Aplicação Prática (6 horas)

Destinatários

Quadros intermédios, subgerentes e gerentes recém-nomeados com responsabilidades na gestão e coordenação de equipas.

Metodologia

• Presencial

• À medida de solicitação do cliente 

Duração

1 horas 

Área Temática 

Código do Curso: LGE

LOGÍSTICA BÁSICA

Enquadramento

O Curso visa essencialmete introduzir os conceitos básicos de logística, particularmente no que diz respeito a reduzir custos e agregar valores. tem como objectivo formar técnicos de Logística Básica com uma visão global do processo (teórico e prática), seus princípios básicos, técnicos e metodológicos. As componentes fundamentais do curso são as que respeitam ao lançamento de concursos, avaliação de propostas, adjudicação, não só pela sua abrangência e complexidade como pela sua mais directa ligação ao trabalho prático nas organizações.

Programa

•Definição de Logística;

• Principais Termos de Logística;

• Principais procedimentos de transporte, armazenamento e logística de empresas;

• Os Seis Certos de Logística;

• Ciclo de logística: Organização das Actividades do Sistema de Logística;

• Principais actividades no ciclo da logística;

• Sistemas de Informação para Gestão Logística;

• Monitoria de qualidade na logística;

• Política e adaptabilidade;

• Empurrar e puxar no mundo comercial;

• Vantagens e Desvantagens do Sistema de Alocação e de Requisição;

• Como Executar e agendar manutenções em máquinas e equipamentos;

• Procurement e Gestão do Ciclo de Procurement;

• Procedimentos de compras, recebimento, armazenagem, movimentação, expedição e distribuição de materiais e produtos;

• Apoiar a gestão de estoques;

• Prestação e atendimento aos clientes.

Destinatários

O Curso é destinado á Profissionais de Logistica em exercício, bem como a operadores Comerciais de importação e exportação que pretendam se formar ou reciclar os seus conhecimentos da matéria.

Metodologia

• Presencial

• À medida de solicitação do cliente 

Duração

60 horas

Área Temática 

Código do Curso: CTA121

ORGANIZAÇÃO E TÉCNICA DE ARQUIVO

Enquadramento

A evolução das organizações e empresas no mundo requer um acompanhamento técnico-científico em todas as vertentes, essa ambição de crescimento impõe um conhecimento profundo da informação que tem, que recebe e que emite, entre outras uma ferramenta poderosa e essencial. Manter os arquivos organizados significa, em última análise, manter a informação organizada e disponível a qualquer momento quando é solicitada o que implica uma gestão de informação para garantir a sua segurança e localização. Proporcionar aos trabalhadores a vários níveis o conhecimento sobre a organização de arquivo, as referências normativas na gestão dos documentos no âmbito dos sistemas de gestão de qualidade e identificar as varias atapas de concepção e implementação é o objectivo primordial desta cadeira.

Programa

Gestão Documental e arquivo: Conceção e Implementação
  •  Definir o conceito de arquivo e Gestão documental;
  • Etapas da organização de arquivos;
  • Compreender qual o lugar,papel e missão dum serviço de arquivo numa organização;
  • Padronização de arquivo e a diferença entre os arquivos (arquivo activo, inativo, técnicas, administrativos e legais);
  • Centralizar ou descentralizar o informação e importância do arquivo. Metodos de arquivamento: - Alfabético; - Numerário

Geográfico e por assuntos. Tecnologia de informação: 

  • O que é gerenciamento electrónico de documentos;
  • Principais critérios para a digitalização de documentos;
  • Aspectos legais do armazenamento eletrónico de documentos. Vantagem e benefícios da organização de arquivo.

Destinatários

Todos os colaboradores das organizações e empresas que pretendam ampliar a sua visão nesta área de modo a melhorar o seu desempenho, responsabilidade e conhecer as formas e técnicas de localização e recuperação da informação.

Metodologia

  • Presencial
  • Á medida do cliente

Duração

16 Horas

Código do curso

O.T.A

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INFORMAÇÃO INSTITUCIONAL

INNOQ, evento que contou com a presença da Sua Excelência o Presidente da República de Moçambique, Armando Emílio Guebuza. Indústria e comércio, Armando Inroga, durante a cerimónia de inauguração.

ESTATUTOS

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CÓDIGO DE

ÉTICA

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ORGANOGRAMA

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MANUAL DA QUALIDADE

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